cafés

ESPRESSOS

10/10

Café espresso ou Expresso?

  O café espresso tem origem Italiana e se popularizou em todo o mundo. Aqui no Brasil encontramos muitas vezes chamado de Expresso com “X”, embora o termo Espresso com “s” seja no sentido de espremer, de pressão, e não de velocidade.

Este método foi originalmente inventado em 1901, porém somente ficou popularizado em 1946 graças a grande venda das máquinas do inventor Achille Gaggia.

O Espresso é "forte"?

No Brasil a forma mais habitual do café é o coado, e embora o mais habitual, ele é menos denso se comparado com o espresso.

Hoje este método é oferecido pela maioria dos restaurantes, lanchonetes e bares e se popularizou também no uso doméstico.

Este método de preparar café consiste na passagem de água quente (não fervente) sob alta pressão pelo café moído, daí a origem de seu nome.

Um Espresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e crema — sua característica mais marcante: a “espuma” de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície da bebida.

Como resultado do processo de extração sob alta pressão, todos os sabores e substâncias estão concentrados. Por isso achamos um café mais “forte” quando comparado ao coado.